Rô Maia

Home / Rô Maia

Rô Maia

Olá, sou Rô Maia, tenho 56 anos, artesã, tecelã e professora de artesanato e tecelagem manual.

O artesanato entrou na minha vida, ainda criança, quando aprendi com minhas tias as técnicas do crochê e tricô. Com meu pai, marceneiro, aprendi a reconhecer as madeiras por cor e cheiro, o respeito pelas madeiras de leis e outras coisas.

Em 1993, fiquei encantada por um trabalho artesanal todo bordado em ponto cruz. Fiz cursos e comecei a bordar e, depois com minhas tias novamente, aprendi outros tipos de bordados. ao longo deste período e até 2005, eu já ensinava amigas e familiares a bordarem com qualidade e originalidade. Em 2005, o tear manual entrou na minha vida, primeiro os teares de pregos e finalmente o tear de pente liço. Posso dizer que poderia ser um reconhecimento de almas – se um tear de pente liço tivesse alma – pois justamente aí, eu soube que estava definido o restante da minha vida.

Em 2009, me tornei oficialmente professora de artesanato e tear manual, trabalhando com grupos de geração de renda para sub-prefeituras do município de São Paulo. A partir de 2011, professora de artesanato e tecelagem manual, incluindo o ensino de como construir teares com descartáveis ou com madeiras nos diversos SESCs do Estado de São Paulo e no projeto Tear para Todos, uma parceria entre a Prefeitura de Serra Negra – cidade onde vivo atualmente – com o meu ateliê-escola Arte é Ato.

Em 2018, fui convidada a coordenar o Projeto Natal Espetacular, parceria entre a Prefeitura de Serra Negra e o Governo do Estado de São Paulo, capacitando outras artesãs, alunos das escolas públicas e a comunidade para a decoração natalina em garrafa PET em uma das principais praças da cidade.

Além de ensinar, também produzo peças feitas nas técnicas: Tricô, Crochê, Bordado, Tecelagem Manual, Reciclagem e Reutilização.