Festival 2021

Home / Festival 2021
1º Festival

UAPESP de Economia Artesanal Paulista

O Ministério do Turismo, Secretaria Especial de Cultura e Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa e a Associação União dos Artesãos Profissionais do Estado de São Paulo – UAPESP apresentam o 1º Festival UAPESP de Economia Artesanal Paulista, com oficinas e palestras de diversas técnicas artesanais que serão exibidas entre os dias 22 e 28 de março de 2021.

O 1º Festival UAPESP de Economia Artesanal Paulista traz também uma exposição de nossos artesãos associados e cadastrados na SUTACO e no Programa do Artesanato Brasileiro, através da Carteira do Artesão, onde demonstra riqueza e diversidade criativa do artesanato, valorizando, cada vez mais, os artesãos paulistas.

O artesanato paulista é rico, seja na Capital como nos municípios do Estado e, nesta 1º edição – projeto este contemplado pelo PROAC Expresso Lei Aldir Blanc -, queremos auxiliar no estímulo à economia e ao desenvolvimento artesanal paulista, em meio ao cenário pandêmico causado pela COVID-19.

As diversas técnicas artesanais – cerâmica, tecelagem manual, artesanato com reciclagem, trançado em taboa, trançado em papel, crochê, biojoias em papel e cápsulas de café e outras técnicas – ministradas pelos nossos professores associados, serão ensinadas para que você possa iniciar ou aprimorar seu conhecimento artesanal.

Nosso intuito é fomentar a valorização e a formação de futuros novos artesãos no Estado de São Paulo, no âmbito do artesanato sustentável e ecologicamente correto, incentivando o reaproveitamento de materiais descartáveis, de forma democrática e inclusiva, de forma online e gratuita. Essas oficinas e palestras estarão disponíveis para que você reveja sempre que quiser.

Acompanhe nossa agenda cultural e inscreva-se para participar.