A UAPESP

Home / A UAPESP
CONHEÇA MAIS

UAPESP

União dos Artesãos Profissionais do Estado de São Paulo nasceu da vontade de um grupo de Artesãos em unir forças na luta por políticas públicas para o setor artesanal paulista e outras ações que os valorizem e representem de fato seus interesses e suas necessidades.

A UAPESP foi criada em 02/10/2017 e registrada em cartório em 18/07/2018.É gerida por artesãs e artesãos, onde todos têm os mesmos direitos e todas as decisões são por votação em assembleias.
Seus associados são artesãos profissionais cadastrados no Programa do Artesanato Brasileiro e na SUTACO. São residentes tanto do município de São Paulo, onde é a sede da UAPESP, como também artesãos de diversos municípios do Estado de São Paulo: Santo André,Serra Negra, Jundiaí, Bragança Paulista, São Bernardo do Campo, Cotia, Diadema, Paranapiacaba, São Roque, entre outros.

Tem como missão e objetivo, manter viva nossa Arte, fazer a União entre artesãos, fomentando vendas através de feiras presenciais – atualmente no formato online – e, a valorização e exportação para o mercado exterior.
Buscamos sempre disponibilizar cursos de técnicas para a formação de novos artesãos, promovendo assim capacitação e a geração de renda para as comunidades.

Há uma parceria constante com a SUTACO e ABIH – Associação Brasileira da Indústria de Hotéis e, iniciou-se a parceria com o SEBRAE, inclusive com a participação na Feira Online do Empreendedor 2020.

Ao longo desses dois anos, a UAPESP e seus associados participaram das seguintes feiras e eventos:
a. 8º Feira Artesanal de Ourinhos 2019
b. 13º Salão do Artesanato 2019 – Stand SUTACO
c. Jornada do Patrimônio 2019 – Santana do Parnaíba
d. Mãos de Minas – Belo Horizonte – 2019
e- Feira Online da Vila Madalena-2020
Também realiza o Ateliê Aberto em formato de lives semanalmente, transmitidas na sua página no Facebook, iniciadas no período de pandemia, atualmente atingindo média de 600 visualizações.

CONHEÇA NOSSOS

Fundadores

• Cleide Toledo
  •  Wanderley Perez Bris