4 Dicas de empreendedorismo para artesãos

Você sabia que é possível sim viver de artesanato? Você pode e deve transformar o seu ateliê em um negócio lucrativo. Mesmo com a Pandemia do COVID-19 é possível encontrar alternativas e inovação que gerem lucros para você.

A ascensão da economia criativa

Cada vez mais é comum encontrar pessoas que buscam consumir produtos e serviços que sejam feitos de forma colaborativa, com preocupação social, que valorizam a economia criativa e artesanal, que sejam feitos de forma consciente, e que tal aproveitar esse aumento de demanda no mercado e busca a inovação e o incentivo que faltava para o seu negócio?

Confira algumas dicas para otimizar o seu trabalho 🙂

1 – Conhecendo o seu cliente, o seu público alvo

Conhecer o seu mercado e entender o seu consumidor, irá ampliar o seu horizonte para entender qual produto você pode produzir.

Quando você conhece a persona do seu consumidor, fica mais fácil identificar quais são os seus desejos, anseios e o que ele está buscando.

Então mãos a obra e não tenha medo de buscar entender o seu cliente, afinal quanto mais informações você possuir dele, mais fácil vai ser para você conseguir realizar uma venda assertiva, sem gastar recursos e estratégias a toa, afinal você vai saber em quem investir.

2 – Pesquise, pesquise e pesquise

O mundo muda a toda hora, e por isso é preciso ficar de olho nas tendências e aproveitar as oportunidades que irão surgir.

Antes de investir em materiais pesquise fornecedores, informações e o que você pode inovar e criar.

3 – O mundo na palma das suas mãos, invista na internet.

Com o avanço da pandemia e a reclusão das famílias, o perfil do consumidor vem se transformando, e cada vez mais é comum encontrar pessoas que agora dão prioridades em compras online ao invés da presencial. Afinal, com a praticidade em comprar com apenas um clique e poder escolher entre um produto que está a milhares de quilômetros e receber no conforto da sua casa tem suas comodidades e tem se tornado um hábito nas famílias brasileiras.

Por isso é importante estar presente em vendas onlines também, afinal quem não é visto, não é lembrado, e o que não falta hoje são recursos e caminhos para marcar a sua presença no universo da internet.

Você pode vender pelas redes sociais, como Facebook, Instagram e WhatsApp, em lojas onlines e até mesmo pelo Google, o que você não pode, é não estar presente na internet hoje.

Invista em boas fotos dos seus produtos para divulgação, trabalhe seus produtos com divulgação de sua marca para seu público alvo e use as redes sociais e seus amigos sempre a seu favor, mantenha uma boa frequência de postagem, capriche no português e não desista.

4 – Invista em você mesmo e não desista

Estude, leia e pesquise para que seja capacitado, assim você vai conseguir cada vez mais dominar diversas áreas. Busque cursos gratuitos que vão te ajudar no seu negócio, como excel, facebook, gestão de negócio e o que mais você achar que é necessário.

Mas principalmente não desista e acredite no seu futuro, se arrisque e tente mudar e aprender para sempre ser um profissional melhor.